CLÍNICA PSICANALÍTICA

Ana Luiza Neuenfeldt

Camila Menoncin, Cintia Brzezinski, Isadora Garcia, Laura Kayser, Lisiane Leffa e Manuele Araldi

A Clínica do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) oferece atendimento psicanalítico para crianças, adolescentes e adultos, além do serviço especializado em psicoses. Nossa clínica tem como objetivo o atendimento à comunidade através de valores acessíveis e convênios com organizações e instituições.

Todos atendimentos são realizados na instituição, que dispõe de horários amplos e ambiente apropriado. A primeira consulta é agendada através da recepção pelo telefone (51) 3222-3900, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h35min ou pelo botão do WhatsApp nesta página.

Serviço Psicanalítico da Infância e Adolescência

Cintia Brzezinski

O SIACEP é um espaço destinado ao atendimento individual psicanalítico de crianças e adolescentes. Muitas vezes o sofrimento infantil e adolescente se expressa através de dificuldades na relação com os pais, com a escola, com os colegas ou mesmo em dificuldades de aprendizagem. A fala, o jogo e o brincar, neste contexto, são expressões que permitem a comunicação entre analisando e analista, escutando quem nos procura dentro de sua singularidade. Nossa clínica possui diversas possibilidades de horários com valores acessíveis.

Todos atendimentos são realizados na instituição, que dispõe de horários amplos e ambiente apropriado. A primeira consulta é agendada através da secretaria, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

Serviço Psicanalítico das Psicoses

Ana Luiza Neuenfeldt

Claudio Roberto Wenzel de Carvalho, Evelise Golubcik, Leonardo Adalberto Francischelli, Laura Feldmann, Laura Jaskulski, Luciana Nunes, Luciana Salgado, Michele Poletto e Viviane Pickering

A sociedade e todos nós sabemos da importância de um distúrbio mental em cada um de nós. Aqueles mais graves a linguagem diz que sofrem de loucura. São os loucos em geral. A loucura sempre preocupou o homem de todos os tempos. A cultura de cada época sempre se interrogou sobre  porque o homem enlouquece e vem se questionando até hoje. É verdade que hoje sabemos mais que ontem, mas ainda não sabemos tudo.No Brasil, há algum tempo, estamos sob os efeitos da lei anti-manicomial que proíbe a hospitalização permanente dos nossos doentes mentais. Lembramos todos dessa prática absurda de hospitalizar nosso familiar doente e nos esquecermos dele. Felizmente, estamos longe desse costume infame.

Atualmente, nosso enfermo mental conta com amplas possibilidades de continuar convivendo em sociedade, graças aos esforços dos familiares, da psicanálise e da psiquiatria.O trabalho clinico junto a esses homens e mulheres que ingressam na loucura é fundamental. A nossa clínica, a do Serviço Psicanalítico das Psicoses, do CEPdePA, se fundamenta e acredita que a loucura humana  não vem do neurônio. Ela nasce de um profundo distúrbio da alma que se rebela contra algumas limitações da vida. Então é melhor sonhar acordado que se é Roberto Carlos do que um cidadão comum dentro da multidão.

Por tudo isso, nosso serviço trabalha com a palavra, veículo das emoções. Sendo também a voz da alma. Sempre privilegiamos a fala em lugar da medicalização.Esta a usamos somente em casos específicos. Pensamos que a família ocupa um lugar fundamental no acontecer psíquico de cada individuo. Ela ocupa no SPP do CEPdePA, um espaço terapêutico. Colocamos nosso serviço a disposição da cidadania porto-alegrense, pois aqui a doença mental grave encontra um lugar ético para tratá-la com a metodologia psicanalítica.

Todos atendimentos são realizados na instituição, que dispõe de horários amplos e ambiente apropriado. A primeira consulta é agendada através da secretaria, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.

CIENTÍFICO

GRUPOS DE ESTUDO

BIBLIOTECA

Porto Alegre

Rua Tobias da Silva, 287
Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS – 90570-020 
Fone: (51) 3222-3900 / WhatsApp: (51) 98524-0638

08h às 21h

Fechado

Caxias do Sul

Rua Sinimbu, 973
Nossa Senhora de Lourdes – Caxias do Sul/RS – 95020-510
Fone: (54) 3223-3209 / WhatsApp: (54) 98416-6397

08h às 20h30

08h às 19h

08h30 às 12h30