FLAPPSIP

Federação Latino-americana de Associações de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise

Comissão diretiva da FLAPPSIP (2023-2025)

Presidenta Sara Oxenstein de ADPP (Asociación de Psicoterapia Psicoanalitica de Peru); Silvia Alonso do Sedes Sapientiae para Secretaria Científica; Rosa Puente de APPPNA (Asociación Peruana de Psicoterapia Psicoanalitica de Niños y Adolescentes) para Secretaria Geral;  Jorge Gorriti de CPPL (Centro de Psicoterapia Psicoanalitica de Lima) para Tesouraria e Liliana Messina de ICHPA (Sociedad Chilena de Psicoanalisis) como Secretária.

Delegado FLAPPSIP: Bruno Prates Greff

Delegada FLAPPSIP: Ivandra Vaccari da Silva Loro

A FLAPPSIP nasceu do desejo de membros de diversas associações latino-americanas de se encontrar, discutir, trocar e analisar nossas problemáticas. Nosso ponto de encontro é a psicanálise, sua teoria, sua clínica e, sobretudo, a mútua influência entre teoria e clínica que marca desde sua origem e não cessa de produzir novos efeitos.
Nosso segundo ponto de contato refere-se a um estudo mais aprofundado da ligação entre a clínica e o social. Achamos profícuo insistir no duplo movimento realizado pelo fundador da psicanálise, que coloca o sujeito no centro do problema em relação ao sintoma e que, por sua vez, coloca o sintoma em relação ao mal-estar na cultura.
O último século trouxe mudanças profundas em nossas sociedades. As transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas ocorreram rapidamente. Elas são acompanhadas de práticas e discursos que moldam novas subjetividades e novos sofrimentos. É também o desafio atual da psicanálise produzir as transformações necessárias para mergulhar nessas subjetividades e encontrar maneiras de intervir em seu sofrimento.
Não é incomum em nossas latitudes que uma das consequências mais sérias da nova ordem social regulada pelo mercado seja a exclusão social. Que posição nós, psicanalistas, adotamos diante do sujeito lesado pelo sistema? Como reintroduzimos as palavras dos excluídos no discurso? Como fazer com que o vazio simbólico seja ouvido, já que a exclusão é falada em uma esfera e vivenciada em outra?
Essas são apenas algumas das perguntas que nos convocam a nos reunirmos periodicamente em nossas conferências bianuais. São, também, questões que nos instigam a manter um intercâmbio virtual contínuo por meio de nosso site, que se concretiza por meio de fóruns de discussão, espaços de pesquisa e cursos virtuais. Todos os principais eventos de nossas Associações (Congressos ou Conferências) também contam com uma Mesa Redonda Plenária FLAPPSIP, onde colegas de Associações federadas são convidados como uma forma de promover mais reuniões nas vastas latitudes que nos hospedam.

OBJETIVOS:

Nossa Federação se define como uma organização de instituições comprometidas com a discussão, o intercâmbio, a produção e a disseminação do pensamento psicanalítico e suas diversas práticas originadas nas descobertas de Sigmund Freud e seus seguidores pós-freudianos. Isso constitui uma forma de integração entre seus membros latino-americanos, fortalecendo suas raízes comuns e projetando-se para o futuro.
Propósitos:
– Difundir o pensamento psicanalítico e suas várias práticas;
– Proporcionar um espaço para intercâmbio científico entre as instituições associadas;
– Proporcionar um espaço reflexão e debate sobre questões pertinentes à formação analítica;
– Promover a cooperação científica entre as associações federadas.
– Incentivar a filiação de outras associações afins de países latino-americanos a esta Federação.
– Manter o intercâmbio com outras instituições afins de caráter internacional;
– Promover eventos tais como congressos, simpósios, conferências, jornadas, encontros e publicações.

Porto Alegre

Rua Ramiro Barcelos, 718
Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS – 90560-032  
Fone: (51) 3222-3900 / WhatsApp: (51) 98524-0638

08h às 21h

Fechado

Caxias do Sul

Rua Sinimbu, 973
Nossa Senhora de Lourdes – Caxias do Sul/RS – 95020-510
Fone: (54) 3223-3209 / WhatsApp: (54) 98416-6397

08h às 20h30

08h às 19h

08h30 às 12h30