FLAPPSIP

Federação Latino-americana de Associações de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise

Comissão diretiva da FLAPPSIP (2023-2025)

Presidenta Sara Oxenstein de ADPP (Asociación de Psicoterapia Psicoanalitica de Peru); Silvia Alonso do Sedes Sapientiae para Secretaria Científica; Rosa Puente de APPPNA (Asociación Peruana de Psicoterapia Psicoanalitica de Niños y Adolescentes) para Secretaria Geral;  Jorge Gorriti de CPPL (Centro de Psicoterapia Psicoanalitica de Lima) para Tesouraria e Liliana Messina de ICHPA (Sociedad Chilena de Psicoanalisis) como Secretária.

Delegado FLAPPSIP: Marcelo Lubisco Leães

Delegada FLAPPSIP: Paula Chiapinotto Triches

FLAPPSIP nasceu do desejo de membros de várias associações da América Latina para conhecer, discutir, partilhar e discutir os nossos problemas. Nosso ponto de encontro é a psicanálise, sua teoria, a sua clínica e, especialmente, a afeição mútua entre a teoria e as marcas da clínica desde o nascimento e que continua a produzir novos desenvolvimentos.

Nosso segundo ponto de contato refere-se a um estudo mais aprofundado da ligação entre problemas clínicos e sociais. Encontramos um campo frutífero para enfatizar o duplo movimento que fez o fundador da psicanálise, e no coração do problema do sujeito em relação ao sintoma e, por sua vez, colocar o sinal em relação aos descontentes da civilização. O século passado foi a construção de profundas mudanças em nossas sociedades.

As modificações econômicas, social, política e tecnologia têm ocorrido rapidamente, e são acompanhadas de práticas e discursos que configuram novas subjetividades e novas doenças. É também o desafio atual da psicanálise produzir as mudanças necessárias para mergulhar essas subjetividades e encontrar formas de intervenção para o seu sofrimento. Além das nossas latitudes, também trabalhar com a exclusão social que é uma das consequências mais graves da nova ordem social regida pelo mercado. Qual a posição psicanalistas a adotar o assunto prejudicados pelo sistema? Como é reintroduzida no discurso a palavra dos excluídos, como ouvir o vazio simbólico, uma vez que a exclusão é falada em um campo e tem outro?

Estas são apenas algumas das perguntas que exigem de nós reuniões que são regularmente em nossos congressos bianuais e para manter um intercâmbio virtual através do nosso site, que é gerada através de Fóruns de Discussão, investigação espacial e cursos virtuais. Todos os acontecimentos centrais da nossa Associação (Conferências e Workshops) também têm uma tabela onde FLAPPSIP Plenário convida colegas das associações federadas , como forma de incentivar mais eventos através da ampla liberdade que nós hospedamos.

OBJETIVOS:

A nossa federação é definida como uma organização das instituições responsáveis pela discussão, troca, produção e difusão do pensamento psicanalítico e suas várias práticas originárias das descobertas de Sigmund Freud e pós-freudianos seguidores. FLAPPSIP criou-se com a crença de que o intercâmbio científico e a compreensão mútua entre as instituições participantes e entre os seus membros o benefício é para todos. Será esta uma forma de integração dos membros latino-americanos e de fortalecimento das raízes comuns e projetando para o futuro.

Os nossos objetivos são:
-Divulgar o pensamento psicanalítico e suas várias práticas;
– Proporcionar um fórum para o intercâmbio científico das associações de componentes;
– Proporcionar um espaço reflexão e debate sobre questões pertinentes à formação e associação analítica;
– Promover a cooperação científica entre as associações de componentes;
– Incentivar a adesão da Federação de outras associações afins nos países da América Latina;
– Manter o intercâmbio com outras instituições afins internacional personagem;
– Promover eventos como conferências, simpósios, conferências, reuniões e publicações.

Porto Alegre

Rua Tobias da Silva, 287
Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS – 90570-020 
Fone: (51) 3222-3900 / WhatsApp: (51) 98524-0638

08h às 21h

Fechado

Caxias do Sul

Rua Sinimbu, 973
Nossa Senhora de Lourdes – Caxias do Sul/RS – 95020-510
Fone: (54) 3223-3209 / WhatsApp: (54) 98416-6397

08h às 20h30

08h às 19h

08h30 às 12h30