Luis Cláudio é psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, Professor Livre Docente de Psicologia do Instituto de Psicologia da USP (aposentado); Professor do Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP; mais de vinte livros publicados na área da psicanálise e da psicologia, bem como dezenas de artigos em revistas especializadas no Brasil e no exterior.
Celso é graduado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas, especialista em Psiquiatria pela Fundação Universitária Mário Martins (FUMM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), especialista em Psiquiatria do Bebê, da Infância e da Adolescência pela Universidade de Paris, onde também é mestre, doutor e pós-doutor em Psicologia. Como escritor, possui 55 livros publicados entre os gêneros de literatura ficcional, poética e científica. Além disso, produziu muitos artigos para revistas nacionais e internacionais, recebendo diversos prêmios e indicações pela sua escrita.
Julio é psicanalista, dramaturgo, diretor de teatro, médico, escritor, ator Membro pleno CEP, membro fundador do IWBion, membro da Academia Rio-grandense de Letras. Entre suas obras publicou os livros Beckett-Bion: gêmio imaginário; Latidos; Rei da Escória. Dentre suas peças de Teatro destaca-se o “Bailei na Curva”, há 40 anos em cartaz
Taiasmin é psicanalista e escritora. Pós-graduada em Assessoria linguística e revisão textual (FAPA/2013), Mestre em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS/2019), com pesquisa sobre relações raciais. Participou da organização do E-BOOK, Da Vida Que Resiste – Vivências de Psicólogas (os) Entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS, 2014), coautora do texto Racismo, subjetividades e a transmissão da experiência de negritude, capítulo do livro Juventudes e contemporaneidade: reflexões e intervenções (Edunisc, 2020), autora do artigo Cada um vê o sol do meio-dia da porta de sua casa, na revista da APPOA Psicanálise e Relações Raciais (APPOA, 2020), coautora do artigo Anti-narciso e o devir revolucionário de Franz Fanon: diálogos entre psicanálise, política e racismo, capítulo do livro Por uma psicanálise antirracista – a psicanálise na encruzilhada (Hucitec, 2022), O Estrangeiro em Psicanálise: Contribuições a Partir das Obras de Neusa Santos Souza e Isildinha Baptista Nogueira, na revista SIG Revista de Psicanálise (SIG, 2022). Também Existem os Tambores (Discurso, 2025). Atua na área clínica.
Paula é psicóloga e psicanalista, membro efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre e membro titular do ITIPOA Psicanálise e Criatividade. Coordenadora de seminários sobre Psicanálise Contemporânea e co-autora dos artigos: Por uma psicanálise criativa: o analista Being e Um playground para a transmissão em psicanálise.
Nicole é psicanalista e escritora; Graduada em Publicidade e Propaganda e em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul; Membro efetivo do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre/Serra; Atual Diretora do Depto. CEPSerra (25/27); Supervisora clínica e Coordenadora de seminário e de grupos de estudos; Vencedora do Prêmio Doro do CEPdePA em 2020; Vencedora do Prêmio da Jornada da SBPDEPA em 2023; Especialização em Psicanálise Vincular no Instituto Contemporâneo; Uma das fundadoras da Associação Piera Aulagnier; Uma das organizadoras e uma das autoras do livro Pluralidades: a Psicanálise entre o Feminismo, o Racismo e as questões de Gênero; Autora dos livros Cocô de Pombo e E se?; Publicou diversos artigos e capítulos de livros relacionados a temáticas da Psicanálise.
Denise é graduada em Letras com especialização em Literatura Infantojuvenil. Graduação em Psicologia, membro do Instituto Wilfred Bion, membro do Coletivo Saúde Preta RS, sócia-fundadora do Coletivo Adinkra. Especialização em Psicanálise e Análise do Contemporâneo.
Clariana é psicóloga clínica, especialista em psicoterapia psicanalítica da infância, adolescência e adultos, pós Graduada em atendimento à população LGBTQIAPN+. Idealizadora e Co-coordenadora do Departamento de Diversidades do CIPT, formação em educação ao ensino superior, professora da Pós graduação no CIPT. Supervisora Clínica e com artigos e capítulo de livro publicados. Palestras e cursos de extensão desde 2019.
Germano é psicanalista, formado em Filosofia Licenciatura Plena pela UFSM, Bacharel em Psicologia pela UFF e atualmente mestrando do PPGCLIC/UFRGS na linha Psicanálise e Cultura. A pesquisa de mestrado consiste no contato entre a formalização matemática lacaniana com as inteligências artificiais.
William é engenheiro e cientista de Dados, mestre em TI e Gestão em Saúde; graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com especializações em BigData, Ciências de Dados e Inteligência Artificial. Também fisioterapeuta, especialista em Traumato-Ortopedia e Terapia Intensiva.
+ MOVIMENTO ARTICULAÇÃO
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
03/10/2025 - Sexta-feira
16h
Credenciamento
16h30 às 18h25
Temas Livres
18h45 às 19h45
Os desafios de sustentar uma posição
Grupo de trabalho do Movimento Articulação do CEPdePA/Serra
Coordenação: Juliana Côrte Vitória
20h
Mesa de Abertura "Transferências e a mente do analista"
Palavras do Presidente CEPdePA/Serra Marcelo Leães
Palavras da Diretora do Depto. Científico e de Eventos Vanessa López
Palavras da Diretora do Depto. CEPSerra Nicole Venturin Padilha
Convidados: Luis Cláudio Figueiredo e Júlio Conte
Coordenação: Vanessa López21h30
Momento artístico Endança - Jazz & cia
Jantar por adesão
04/10/2025 - Sábado
9h10 às 10h20
Inteligência Artificial: novos desafios transferenciais
Convidados: Nicole Venturin Padilha, Germano Pedroso e William Moraes
Coordenação: Tatiane Godoi Gomes Bertin
9h50 às 10h15
Café da manhã
10h20 às 11h40
Transferências na contemporaneidade
Convidados: Taiasmin Ohnmacht, Clariana Claro e Denise Oyarzabal
Coordenação: Marina Camargo
11h50 às 13h20
Quando a arte se entrelaça à psicanálise - transferências possíveis
Convidados: Luis Cláudio Figueiredo, Celso Gutfreind e Paula Daudt Sarmento Leite
Coordenação: Aline Almeida
13h20
Encerramento
INGRESSOS SOMENTE NO LOCAL
20% das inscrições são reservadas para pessoas negras e/ou indígenas.
R. Garibaldi, 153 – Pio X, Caxias do Sul – RS, 95080-190
03 e 04 de outubro de 2025
